quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sai pesquisa do Datafolha para a Prefeitura do Recife

O resultado da quarta pesquisa do Datafolha com intenções de voto à prefeitura do Recife, contratada pela TV Globo e pelo Jornal Folha de São Paulo, foi divulgado nesta quina-feira (18). Foram ouvidos 832 eleitores na capital pernambucana entre os dias 17 e 18 de setembro.
Além do resultado para o primeiro turno, o datafolha comparou o resultado com as pesquisas anteriores e também fez uma simulação para o segundo turno. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.Para o primeiro turno, a candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), João da Costa, aparece em primeiro lugar, com 48% das intenções de voto. Mendonça Filho, do Democratas (DEM), aparece em segundo, com 24%.Em seguida, aparece o candidato Raul, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), com 9% das intenções de votos. O candidato Carlos Eduardo Cadoca, do Partido Social Cristão (PSC), com 8%.
Os candidatos do Partido Socialismo e Liberdade (P-SOL), Edílson Silva, e do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), Kátia Telles, aparecem com 1% das intenções de voto. O candidato Roberto Numeriano, do Partido Comunista Brasileiro (PCB), não atingiu um por cento de citações.Os entrevistados que disseram que votariam em branco ou nulo somam 6%. Outros 3% não souberam informar. A pesquisa foi registrada 9ª Zona Eleitoral do Recife.EVOLUÇÃO
A pesquisa mostrou como ficou a intenção de votos de todos os candidatos, em comparação com as pesquisas anteriores, realizadas nos dias 18 de julho e 15 de agosto e 30 de agosto.
Na primeira pesquisa Ibope, João da Costa (PT) tinha 22%, passou para 37% na segunda pesquisa, chegou a 45% na terceira e agora está com 48% das intenções de voto. Mendonça Filho (DEM) tinha 30%, passou para 26%, foi para 22% e está com 24%.
O candidato Raul (PMDB) tinha 7% na primeira pesquisa, passou para 5% na segunda e aparece com 9% nas duas últimas pesquisas. Carlos Eduardo Cadoca (PSC), que tinha 22% na primeira pesquisa, ficou com 13%, foi para 10% na terceira e agora tem 8%.
SEGUNDO TURNO

Na simulação para o segundo turno, caso este seja disputado entre Mendonça e João da Costa, este último teria 55% das intenções de voto contra 39% de Mendonça. Brancos e nulos somariam 5% e os entrevistados que não souberam opinar somam 1%.

Nenhum comentário: