A Secretaria de Saúde de Sergipe está intensificando a campanha contra a dengue. Segundo o Governo estadual, 11 municípios apresentam quadro de epidemia e outros cinco, risco epidêmico. Até segunda-feira (7), 3.335 casos da doença foram notificados e 1.693, confirmados. Desse total, 20 foram registros de febre hemorrágica e cinco resultaram em óbitos.
Os agentes de saúde percorrem todas as casas da Zona Rural em busca de possíveis focos do mosquito transmissor da dengue.
No sítio de dona Maria Aparecida dos Santos, alguns cuidados já foram tomados: a cisterna é tampada e o pote de barro é lavado todos os dias para não acumular os ovos. Mas, no terreno, há criadouros do Aedes aegypti, que transmite a dengue. “Eu tenho mais cuidado nos vasos de água, nas outras coisas”, disse Maria Aparecida. O trabalho de fiscalização e conscientização é feito pelos agentes da dengue em todos os municípios de Sergipe.
Atendimento dobrado
Carira é um dos municípios em que a epidemia de dengue foi confirmada. No hospital da cidade, o atendimento dobrou. São 160 pacientes, em média, por dia. A maioria sai da Zona Rural. Foi o caso da artesã Maria Josenilde dos Santos, que, mesmo tomando os cuidados, não conseguiu evitar a contaminação. “Troco as águas e cubro os reservatórios. Sempre os agentes estão passando e colocando remédio”, afirma Maria Josenilde.
quinta-feira, 10 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário