sexta-feira, 5 de junho de 2009

Aeronáutica afirma que destroços encontrados ontem não são do Airbus da Air France

O brigadeiro Ramon Cardoso, diretor do departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica, afirmou nesta quinta-feira (4) que parte dos destroços encontrados ontem no oceano Atlântico não pertence ao Airbus da Air France, desaparecido no último domingo (31) com 228 pessoas a bordo.
"Não havia paletes de madeira neste voo. Não fazia parte da aeronave", afirmou referindo-se a uma peça encontrada no mar. Por volta das 13h desta quinta-feira foi recolhida uma peça de madeira de 1,20 metros quadrados por 15 cm de altura, utilizada para acomodação de cargas em aviões.
O brigadeiro afirmou ainda que o óleo encontrado hoje também não era do avião. "O óleo que encontramos hoje não é de avião, é de navio. Era óleo, não querosene", disse em entrevista a jornalistas.
"Vamos fazer análise em qualquer objeto que encontrarmos, mas traremos para Recife apenas o que pode ajudar nas investigações", afirmou.
Cardoso confirma ainda que nenhum material ou pedaço da aeronave foi recuperado. "O que vimos foram pedaços da aeronave, mas eles não foram recolhidos", afirma.
Sobre a possibilidade de encontrar sobreviventes ou corpos, o brigadeiro disse que "a cada minuto dimiui a possibilidade de encontrar corpos".
Novos destroços - Na manhã de hoje, o brigadeiro Ramon Cardoso afirmou que partes internas do Airbus haviam sido localizadas pelas equipes de busca que estão na área da queda da aeronave.
Segundo o brigadeiro, foram encontradas duas partes amarelas, uma marrom e uma branca que correspondem à aeronave da Air France que caiu no mar com 228 pessoas a bordo. O brigadeiro não comentou sobre estas peças.
Os objetos encontrados serão levados a até 250 km de Fernando de Noronha. De lá, serão transportados via helicópteros até a ilha e, após a análise de peritos, serão levados ao Recife, de avião.
No total, 11 aeronaves estão mobilizadas na Base Aérea de Natal e em Fernando de Noronha para o trabalho de busca, de acordo com a nota divulgada pela Aeronáutica. O texto diz ainda que o helicóptero H-60 Black Hawk, baseado em Fernando de Noronha, participa pela primeira vez das missões de busca, a 110km a nordeste do arquipélago.

Nenhum comentário: