quinta-feira, 28 de maio de 2009

Mais dois casos suspeitos de gripe suína são registrados na Paraíba

Mais dois casos suspeitos de gripe A, também conhecida como gripe suína, foram registrados pela Secretaria Estadual de Saúde.
Os casos foram enquadrados de diferentes formas. O primeiro deles, com um estudante de 14 anos, residente em Lagoa Seca, foi enquadrado como "suspeito".
Já o caso do homem de 38 anos, servidor público federal e residente em João Pessoa, foi classificado como "em monitoramento".
O adolescente chegou há uma semana do Canadá. Nesta segunda-feira, dia 25, começou a apresentar alguns sintomas da gripe, como tosse e febre de 38,5 graus.
Já o caso do servidor público foi notificado, no último sábado, dia 23, ainda no aeroporto de São Paulo pela Anvisa. Ele havia acabado de desembarcar dos Estados Unidos.
Segundo a gerente de Respostas Rápidas, Diana Pinto, os dois paraibanos encontram-se em suas residências em isolamento domiciliar volutário. Eles estão fazendo o uso de máscaras e tomando cuidados para que não haja o compartilhamento de talheres e objetos de higine pessoal.
Foram coletados de ambos os pacientes secreções respiratórias para serem analisadas no Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA). Os resultados dos exames devem sair na próxima semana e dirão se os pacientes realmente estão infectados pelo vírus H1N1, causador da gripe suína.
O caso em monitoramento já foi notificado ao Ministério da Saúde. Já o caso do adolescente ainda será notificado, porque, de acordo com Diana havia a necessidade de aguardar o parecer do hospital onde o estudante foi atendido em Campina Grande.
A Secretaria de Saúde informou que as medidas tomadas são preventivas, já que nenhum caso de gripe suína chegou a ser confirmado no Estado.
Dois outros casos chegaram a ser notificados na Paraíba, mas ambos como suspeitas que foram descartadas por exames.
Fonte: Da Redação do JORNALONORTE.COM.BR

Nenhum comentário: