quinta-feira, 19 de junho de 2008

Polícia de PE usará arma que imobiliza mas não mata


Você já imaginou uma arma que imobiliza e não provoca ferimentos? Pois ela já existe e pode ser usada, por exemplo, para conduzir um grupo de detentos ao presídio. Isso porque a mais nova tecnologia contra a violência é capaz de derrubar dez homens de uma só vez.

A arma custa entre R$1 mil e R$ 1.200, já é usada em 43 países e o Governo de Pernambuco está estudando a compra das chamadas pistolas eletromagnéticas. A capacidade da descarga é de 50 mil watts, voltagem suficiente para interromper a comunicação do cérebro com os músculos, que se contraem, mas que não oferece risco à saúde de quem é alvejado. De acordo com o fabricante, nem mesmo quem sofre com problemas de coração corre algum tipo de risco.
A novidade atraiu muitos policiais civis, militares, agentes da Polícia Rodoviária Federal e guardas municipais, que lotaram, na manhã desta quinta-feira (19), o Batalhão de Choque da Polícia Militar, no Recife, para conhecer como a arma funciona.
O tenente Igor Rodrigo ofereceu-se como voluntário para levar o tiro e demorou para levantar. “Dor não senti, mas a musculatura fica toda afetada, realmente, neutralizando qualquer tipo de ação de quem levou o tiro do dardo”, conta. A demonstração também foi feita contra um grupo de dez policiais, que prometeram resistir, mas não conseguiram e caíram.

O comandante Luiz Aureliano disse que a revolucionária arma é mais uma ferramenta para o combate ao crime. Mas, para usá-la, é preciso que o policial seja bem treinado. (Informações do portal pe360graus)Escrito por Magno Martins às 15h33

Nenhum comentário: