Foram realizadas na última semana capturas de morcegos na região de Floresta e de Buíque. O objetivo foi desenvolver uma ação de combate a raiva. Em Floresta, um adolescente de 15 anos desenvolveu a doença após ser mordido por um morcego. Floresta não havia registrado ainda nenhum caso de raiva animal. Técnicos da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) estão realizando trabalhos de controle populacional do morcego e trabalhos de educação sanitária na região.
Até outubro deste ano foram confirmados 102 casos da doença em animais, número superior ao de 2007, que foi 56. As cidades que mais apresentaram casos da doença foram: Gravatá (16), Moreno (15), Pedra (8), São José do Egito (7) e Venturosa (6). A forma mais eficaz de combater a raiva é através da vacinação anual. No entanto a Adagro também realiza o controle populacional de morcegos através de capturas noturnas.
Depois de capturados os morcegos recebem uma pasta vampiricida e são soltos. Ao voltarem para o abrigo os morcegos tem o hábito de lamberem uns aos outros multiplicando o efeito do produto. A pasta causa hemorragia e um morcego é capaz de matar outros 20 no refugio. Este ano foram realizadas 54 capturas de morcegos, havendo uma redução populacional de cerca de 4 280 animais. As cidades que mais tiveram capturas foram Arcoverde (12) e Venturosa (19).
Nenhum comentário:
Postar um comentário