segunda-feira, 12 de maio de 2008

Premiê chinês diz que situação pós-terremoto é pior de que estimada


O sismo, de magnitude 7.8, foi sentido nesta segunda-feira em áreas densamente povoadas da província de Sichuan. Mais de 8.700 pessoas morreram em conseqüência do tremor, de acordo com a agência de notícias Xinhua. Estimativas dão conta de cerca de 10 mil feridos.


Estudos
Analistas de inteligência dos Estados Unidos estão examinando imagens obtidas via satélite da província chinesa de Sichuan, onde ocorreu o terremoto, afirmou uma autoridade militar norte-americana nesta segunda-feira. A autoridade disse que a National Geospatial-Intelligence Agency (agência nacional de inteligência geoespacial), ou NGA, estava acessando imagens de altitude conforme procedimento padrão cada vez que ocorre um desastre natural ou outro grande evento pelo mundo. Os satélites espiões norte-americanos e outras plataformas de vigilância de grande altitude podem gerar imagens detalhadas do dano em estradas, ferrovias, túneis, portos e litoral.


A autoridade preferiu não comentar o que as imagens da China mostravam. A NGA é parte do Pentágono e analisa imagens aéreas obtidas de aviões espiões U2 e dos satélites do Departamento de Defesa. Nos últimos anos o governo Bush ofereceu imagens de satélites e análises para governos estrangeiros acerca de desastres naturais para ajudar a organizar resgates e operações. Também não havia ainda posição imediata sobre se Washington está preparando auxílio à China.


Tremor O epicentro do tremor foi localizado a 93 km ao noroeste de Chengdu, capital da província de Sichuan, na região central da China. Mas há relatos de que o tremor também foi sentido nas províncias de Gansu (noroeste), Yunnan (sul) e em Chongqing (sudoeste).


Um hospital e cinco escolas desabaram. Em uma delas, 900 estudantes ficaram sob os escombros. Equipes de resgate trabalham na região para tentar encontrar sobreviventes.

Ainda não há informações sobre a presença de brasileiros na área atingida pelo terremoto.

Nenhum comentário: